Resenha de Só gosto do cara errado, de Laura Conrado

Nome: Só gosto do cara errado
Série: Freud, me tira dessa! Teen #1
Autor: Laura Conrado
Editora: Novo Século
Gênero: Literatura Juvenil
Páginas: 168
Resenhado por: Luke
Comprar: SaraivaSubmarino

Sinopse: Priscila é uma adolescente de 14 anos que, como qualquer outra garota, deseja ter um namorado. O problema é que ela acumula paixões por caras impossíveis, comprometidos, e que não levam nada a sério. Até que surge em sua escola o Cristiano, um gato de covinha por quem Pri se apaixona. Ela faz de tudo para atrair a atenção de Cris com a ajuda de suas inseparáveis amigas: Ana Luiza, Júlia e Rafaela. Contudo, a necessidade de se mostrar perfeita começa a prejudicá-la no colégio e a faz se desentender com uma de suas melhores amigas. Para piorar, o esforço de Pri em agradá-lo parecia não surtir efeito, afinal, o rapaz vivia sumindo. Chateada, ela pede ajuda à mãe, que a encaminha para a psicoterapia. A partir de então, Pri confronta algumas mágoas de sua infância, a relação intensa (e tensa!) com seu pai e a ideia que tem sobre o amor. Com delicadeza e bom humor, o primeiro livro da série teen de Freud, me tira dessa! aborda autoestima, relacionamento entre pais e filhos e o amadurecimento para fazer boas escolhas.

Conheci tanto esse livro quanto o anterior voltado para o público mais adulto há algum tempo. Quando conheci a autora pessoalmente foi amor a primeira vista, ela se tornou uma grande amiga e se tinha uma vontade de ler os livros dela, aí que me impulsionou de vez.

Priscila é uma adolescente de 14 anos. Uma jovem alegre, engraçada, porém em tudo nessa vida tem algo que poderá no futuro ser algo negativo. Pri tem um problema de sempre namorar caras errados. São enrolados, parado demais, agitados demais.

Ela com suas amigas tem um convívio alegre e de companheirismo. Depois de um belo dia que um desses caras chegou no fim da meada para Pri, ela decide buscar ajuda em algo para tentar superar. Ela então decide-se em ir consultar com um psicólogo.

Depois disso ela conseguirá descobrir o verdadeiro motivo de só gostar de sapos com defeitos. Saberá que tudo ao seu redor pode ser conseqüência daquilo que ela será no futuro, então nessa trajetória de se auto descobrir ela saberá se Freud conseguirá ou não tirar dessa.

Como é um livro voltado para o público adolescente ele mantém a essência de ser um livro leve, fácil de entender, contendo ferramentas para atrair os adolescentes ficarem em frente ao livro horas a fio.

Os personagens foram construídos de maneira simples e fiel. Conseguindo distribuir atributos diferenciados para que cada um conseguisse sua personalidade. Nesse livro a autora aborda o mundo da psicanálise de uma maneira mais concreta do que o livro voltado para o público adulto. A linha de envolver a área familiar continua, pois ela é um ponto chave para Priscila.

O desenvolvimento da trama não ficou enfadonho em nenhum momento, pois como o livro é pequeno faz com a leitura fique rápida, mas a autora consegue prender o leitor de tal forma que depois de algum tempo ele está terminando.

O meu único sentimento foi de impaciência com a Pri. Mesmo ela sendo adolescente, ela depara com problemas que estão de frente a ela e mesmo compreendendo por onde o caminho vai terminar ela insiste a apertar a mesma tecla. Ela recebe os conselhos das amigas, mas ela não mantém uma postura de querer resolver o problema, e sim de escondê-lo debaixo do tapete.

Super indico esse livro para todas as idades. É um livro divertido e rápido de ler. Não é um livro de auto-ajuda. É um YA água com açúcar que vai prender você da primeira página a última.

Para ler a resenha de Freud me tira dessa Clique aqui.

Avaliação

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

topo